Quinta-feira de cinzas

Todo ano é a mesma coisa.
Mesmas músicas
Mesmos blocos
As “novas” bandas de sempre
A velha vontade de não estar aqui.

Mas aí começam a cantar aquelas músicas que de fato dizem alguma coisa.
Chega a ser covardia.
Por alguns instantes eu esqueço o verdadeiro motivo do carnaval existir e acredito no motivo que eles querem que a gente acredite.
Todo mundo acredita tão piamente nessa alegria que ela realmente existe. E exala pelos poros, e transborda no sorriso, e desfila pelas “vias e veias”.
Pouco me importa qual é a música do carnaval deste ano.
As músicas de carnaval, de verdade, não são deste ou daquele ano. Não são eleitas por uma emissora, um júri, nem por meia dúzia de internautas.
Música de carnaval é aquela que você pára no meio da avenida, abre os braços, fecha os olhinhos só pra dizer: “we are carnaval”
Pode se enfeitar de pintor, de deusa, do diaboaquatro. Meu carnaval n precisa disso. Não precisa de corda nem de fórmula.
Meu carnaval só precisa de algo que me mostre que tudo aquilo não foi milimetricamente calculado pra vender abadá e aparecer na band. Meu carnaval precisa de algo que me faça acreditar, mesmo que por alguns mínimos minutos, que existe alma naquela música. Que ela foi feita do arrepio e para o arrepio.
E isso de alma tem sido coisa rara de se ver por essas bandas. É por essas e outras que eu preciso conhecer outros carnavais. Outras alegrias. Outras folias. Outras culturas.
É por essas e outras que eu juro: ano que vem, carnaval é longe daqui.
É por essas e outras que eu digo: minha palavra tem valido menos que colar de Ghandy.

4 comentários:

Anônimo disse...

A Bahia é meio assim né??? Feiticeira... ai ai. Eu sei bem onde será seu próximo carnaval. E há muitos carnavais eu ouço isso, né ninha?? Bora tomar essa bahia rapaz!!!!

Thainá disse...

Assim, carnaval da Bahia é bom de experimentar, mas não dá pra achar que tem q ser o banquete. Eu me animo com as músicas, com alma ou não, pq é uma chance de extravasar mesmo, sair da rotina. Bom é aproveitar o maior feriado do ano e conhecer lugares novos, viver outras coisas, ser servida de novas histórias, novas paisagens, novos sabores. Isso sim é um banquete.

Rafaela Ventura disse...

Paro me pergunto: 'Qual seu problema com a Band?'
hehehehhehe

Amo o carnaval, assim...do jeitinho que ele é...
Mesmo sendo uma fabrica de dinheiro e achando um absurdo ter q pagar 21903829083 reais para não ser espancado e pisorteado.

Carnaval fora daqui?
Só se você for para o Chile comigo *-*.

will disse...

Pára c isso saminina! Ja passou em recife? Baile mscarado? Experimente. antes de vir pra Luanda eu passei la um fds. Bj