Triste Bahia

Hoje eu não gostei de ser liberada mais cedo do trabalho. Não gostei de ver meus amigos desesperados querendo uma carona minha com medo de voltar para casa. Não gostei de passar pelo Rio Vermelho no horário do rush, sem rush, trânsito tranqüilo. Só o trânsito.

Hoje eu não gostei de ver minha linda Bahia continuar linda do lado do mar, mas só lá. Nem cheiro de mar, desses que impregnam na pele, que faz a gente ter uma espécie de grudado-trato-pele com esse lugar. Nem isso. No ar, só clima ruim. Só desesperança, angústia e pânico pairando. A leve Bahia, a Bahia de paz, a Bahia de todos os santos, essa evaporou.

Hoje eu não gostei de chegar em casa olhando para todos os lados, sentindo medo. Eu nunca tive medo de andar no meu lar, no meu chão, no meu lugar. Não gostei de fechar as portas internas de casa por puro instinto. As mesmas portas que meu pai sempre briga comigo por sempre esquecer destrancadas. Hoje eu fechei. A Bahia está de portas fechadas, sorrisos trancados, abraços idem. E essa, com certeza, não é a minha Bahia.

Hoje eu simplesmente não gostei de sentir necessidade de escrever esse texto. Nenhum pouco.

(texto postado no dia 06/02/12 sentindo a greve de PMs na Bahia)

0 comentários: